Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desmatamento na Amazônia

Tome consciência!



Jéssica e Douglas 2°A...

5 comentários:

  1. Amazônia floresta da vida

    A Amazônia é um tesouro inestimável que precisa ser preservado a todo custo. Além de ser a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e ter a maior biodiversidade do planeta, a floresta Amazônica é uma fonte de vida, um dos poucos lugares no planeta terra onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnífica. É difícil de explicar em palavras o que todo visitante sente ao conhecer pela primeira vez a Amazônia: um poder jamais imaginado, magnetismo, força, emoção, respeito, grandiosidade, vida e paz.

    Elen Cristina;2ªA

    ResponderExcluir
  2. Como é produtivo para mim, ver vcs meus alunos tão queridos, se envolvendo e desenvolvendo conhecimentos adquiridos. Fico muito feliz de constatar que vcs estão verdadeiramente aprendendo com as aulas de Biologia. Parabéns a vcs. Um beijão a todos!!!!

    ResponderExcluir
  3. O desmatamento no Brasil

    O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.

    Ester silva 2°b , n°11

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa...
    de vdd

    Fikei "Impressionado" como era a Amazônia e como está agoraa bem pouka...
    esse video é muito bom para concientizar as pessoas...

    mas na minha opinião a musica dese video é muito chata... parece ki fika falando MaMahhhh...Mamahhh
    eu me perguntei
    Mamah Oq?
    Nao precisam neim responder pq eu nao goostei da msk!!

    foi só uma brinkadeira.

    mas o assunto é sério hein Galera
    se concientizem!!

    Flávio 2ºA nº13

    ResponderExcluir
  5. Desmatamento na Amazônia


    Desflorestamento para extração de madeira
    O desflorestamento é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentabilidade ambiental na Amazônia. Na região amazônica, a desflorestamento já removeu 17% da floresta original. Além disso, extensas áreas do bioma Amazônia abrigam florestas empobrecidas e degradadas por queimadas e exploração madeireira predatória.
    De acordo com Barreto et al. (2005), 47% do bioma Amazônia estava sob algum tipo de pressão humana em 2002, dos quais 19% representavam pressão consolidada (desflorestamento, centros urbanos e assentamentos rurais) e 28% pressão incipiente (medida pela incidência de focos de calor). Despesas com a gestão ambiental representaram apenas 0,3% (R$ 96 milhões) das despesas orçamentárias públicas dos Estados da Amazônia Legal em 2005. Em contraste, as despesas orçamentárias com meio ambiente de toda a Amazônia foram oito vezes inferiores aos gastos efetuados pelo Estado de São Paulo em 2005.


    Madeira de desflorestamento irregular
    A desflorestamento no bioma Amazônia passou de 10%, em 1990, atingindo 17% em 2005. Entre 1990 e 2006, a área desmatada anualmente continuou elevada. Em média, a área desmatada subiu de 16 mil quilômetros quadrados, na década de 1990, para aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados entre 2000 e 2006. A maior desflorestamento registrada na Amazônia ocorreu em 1995 (29,1 mil quilômetros quadrados). Em 2004 foi registrado a segunda maior desflorestamento da história da região –27,4 mil quilômetros quadrados. Em 2005, a área desmatada foi de 18,8 mil quilômetros quadrados, o que representa uma queda de mais de 30% em relação ao ano anterior. Em 2006 foi registrada uma queda ainda mais relevante na desflorestamento da Amazônia (13,1 mil quilômetros quadrados). Nos últimos cinco anos, o Mato Grosso foi o campeão de desflorestamento na região.
    A União Democrática Ruralista patrocina um projeto de lei no Congresso Nacional, já aprovado pelo Senado, que aumenta em 150% o limite legal para desflorestamento nas fazendas da Amazônia e dá anistia aos fazendeiros que já desmataram, ilegalmente, suas propriedades nos últimos sete anos.[3][4]. não destrua as florestas se não tambem te destruira.

    ResponderExcluir